terça-feira, 10 de março de 2015

Respeito

Nesses meus poucos dias que tenho estado aqui em Bissau, tenho me deparado com varias situações, como chegar em uma pessoa e falar português e ela não entender o que você fala porque só fala a língua nativa o Kriol, ou estar em alguma comemoração onde todos falam inglês e você não, ou chegar perto de uma criança e ela corre para o colo de sua mãe e começa a chorar porque pra ela eu sou branca pelelê, mas não foi isso que me chamou a atenção essa semana e quero compartilhar com vocês.
Estava em uma padaria bem conhecida entre os vários estrangeiros que aqui trabalham em Bissau, essa padaria fica em frente ao palácio do presidente e como já era final de tarde como de costume tem o arriamento da Bandeira, como o palácio fica no centro da cidade tem muitas pessoas caminhando, fazendo atividade física, trabalhando e carros circulando é claro. Quando os soldados iniciam o arriamento da bandeira foi como o tempo literalmente congelasse, as pessoas que estavam passando perto paravam e se viravam para a bandeira em modo de respeito, os que estavam passando com seus carros no trânsito paravam e desciam dos carros e direcionavam para a bandeira, literalmente o tempo parou naquele momento. E eu boba achei lindo aquele momento e até me arrepiei, pois sendo brasileira e escoteira no Brasil se eu paro em frente a uma bandeira sendo hasteada ou arriado em modo de respeito, as pessoas logo param e olham, param pra perguntar se eu estou bem? ou só olham achando que eu sou louca mas...
Na minha visão  algo que é tão bonito e que deveria ser natural para muitos brasileiros hoje cai no esquecimento de muitos e até mesmo nas escolas hoje é raro ter um momento cívico de respeito a Bandeira de respeito ao país. Acho que se tiver algum hasteamento ou arriamento de bandeira nas escolas hoje é só no dia da Bandeira mesmo 19 de novembro. Por fim o que quero compartilhar com vocês são essas pequenas coisas que para mim esta sendo um grande aprendizado, como essa experiência que tive sobre respeito, respeito ao próximo, respeito as diversidades culturais, respeito a população do país em qual estou. E sou grata a Deus por Ele me conceder essas experiências, e mesmo escrevendo mal  como estou (risos, mas vou melhorar) nada disso é valido sem nenhum aprendizado ou sem agradecer a Deus diariamente.
Reflitam.
SAPS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário