quinta-feira, 19 de março de 2015

Viver é um Constante Aprendizado.

Guiné Bissau é uma país pequeno de uma cultura bem interessante, país cuja população é bem colorida do cabelo as vestes, de gastronomia bem parecia com a brasileira, os mesmos temperos clássicos que usamos porém, bem mais apimentada bem mesmo (risos) eu nem ligo muito, adoro, principalmente frutos do mar, aqui é muito barato  você comprar peixe ou camarão, o quilo de camarão chega a doze reais ou um prato comum aqui de bacalhau com o que você quiser é vinte trinta reais, enquanto no Brasil é um absurdo mas...

Por sua vez é um dos maiores exportadores de peixe e diversos frutos do mar e um dos maiores produtores e exportadores de castanha de caju , e eu é claro estou aproveitando muito essas coisas, até porque é muito barato e quem não gosta de castanha de caju?  Pelo menos eu amo principalmente com açaí, mais aqui não tem açaí então eu como só a castanha (risos) e estou esperando a época dos cajus, há tem uma coisa bem curiosa a fruta em si, o caju aqui mal se aproveitam e não sabe como aproveitar, então perde-se muita fruta aqui.

Guiné Bissau é um país de muitos problemas sociais como:  falta de saneamento básico, acesso a água potável, crianças com muito tempo ocioso e propensas a vários males, rede de saúde bem precária. O básico que é direito da população não tem, mas como ter tudo isso se o país não tem recursos para tantos problemas? Necessita de ajuda exterior para manter-se em muitos aspectos sociais e econômicos, não ganha milhões e nem bilhões, porque se ganhasse tenho certeza que a situação do país estaria melhor. O mínimo do mínimo que a população deveria ter não tem, e assim estão propensas a muitas doenças principalmente as crianças.

Se pesquisarem no ranking dos dez países mais pobres verão Guiné Bissau, sinceramente os problemas são tantos que nem sei por onde começar a ajudar, mas Deus é bom o tempo todo, então vou começar a ajudar um casal de missionários na igreja missionária de Bissalanca e já será um grande começo para mim já que tem muito adolescentes e crianças que o pastor Lamini e a missionário Maria Rocha ajudam através da Missão kairós do Brasil. E é claro que se começar a ajudar a população de Guiné Bissau desta maneira é um grande começo, um maravilhoso inicio.

E é isso meus caros amigos aqui estou tendo um valioso aprendizado. Deus tem sido bom e misericordioso comigo e diariamente sou grata por estar aqui, por Ele me fazer pequena e ser um vaso melhor e novo. Estou muito animada vamos pintar a igreja nesse final de semana e é claro que eu estou no meio (risos) no próximo post vou colocar foto do antes e depois da igreja.
 Espero que vocês estejam gostando e lendo é claro, comentem só assim saberei se estão gostando ou não (risos). Compartilharei com vocês todas as semanas, fiquem com Deus.

Saps!


6 comentários:

  1. Adorei seu relado .... Triste mais verdadeiro

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu relado .... Triste mais verdadeiro

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante tuas observações.... Faz um artigo sobre tuas descobertas... Tu esta em um campo riquíssimo....questiona as pessoas...escreve sobre o que elas pensam...como elas percebem a realidade em sua volta...qual o idioma falado....escola...trabalho...saúde... Sonhos....aguardo novidades p publicar... Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uuuuh pode deixar mestra rsrsrs vou escrever. Obrigado por me orientar sempre mesmo de longe. bjs

      Excluir
  4. Muito interessante tuas observações.... Faz um artigo sobre tuas descobertas... Tu esta em um campo riquíssimo....questiona as pessoas...escreve sobre o que elas pensam...como elas percebem a realidade em sua volta...qual o idioma falado....escola...trabalho...saúde... Sonhos....aguardo novidades p publicar... Bjs!

    ResponderExcluir